» » Parei de Treinar, Vou Perder Tudo?

Parei de Treinar, Vou Perder Tudo?

Apenas com alguns dias afastado da musculação pode, sim, haver uma perda de força e de músculos que você ganhou, mas isso não significa que você vai perder tudo de vez. Ao parar de fazer academia, as perdas acontecem de acordo com o passar do tempo, ou seja, quanto mais você ficar afastado, mais perdas ocorrerão.

“Se eu parar de malhar perco tudo que ganhei?”

Segundo Marcello Butenas, que é educador físico pela Universidade de São Paulo (USP), a partir de 72 horas sem ser estimulado com exercícios, o corpo e os músculos do praticante já começam a sofrer mudanças que acarretam na perda de resistência e força.

“Parei de treinar e emagreci.”

No entanto, esse processo varia de organismo para organismo: algumas pessoas perdem aquela aparência definida e “inchada” com mais facilidade do que outras. É por isso que algumas pessoas param de treinar e logo emagrecem, enquanto outras engordam!

“Se eu parar de fazer academia vou perder os músculos?”

Estudos feitos com atletas que interromperam seus treinos por algum motivo comprovaram que o que mais é afetado de início é a força, enquanto a massa muscular demora mais tempo para ir diminuindo.

Um fator positivo que estudos mostraram foi que você nunca você vai voltar a estaca zero de antes da academia, justamente pela memória muscular, ou seja: quando voltar, os músculos vão se desenvolvem mais rapidamente e logo voltar ao que eram antes!

E se você mantiver uma boa alimentação com bastante proteínas, sem frituras e açúcares e uma rotina saudável (sem beber álcool, praticando alguma atividade física leve, como caminhada) no período em que for ficar parado, melhor ainda, pois isso ajuda a manter a massa muscular

É importante salientar que, depois de voltar ao treino, o ritmo não pode ser o mesmo. Embora tenhamos memória muscular, é preciso ir com calma, começar com pesos leves para a musculatura voltar a se acostumar com os movimentos e a intensidade do exercício, afinal o condicionamento físico já não é mais o mesmo.

Atualizado em: 07/02/2019 na categoria: Dicas