» » Posso treinar um músculo ainda dolorido?

Posso treinar um músculo ainda dolorido?

Não há nenhum problema em treinar um músculo que ainda está doendo do treinamento anterior, se não houve qualquer lesão mais grave. Quando a dor após o treinamento persiste, isso quer dizer que todas as fibras musculares foram quebradas e que o processo de hipertrofia irá acontecer no descanso de, no mínimo, 24 horas.

No entanto, iniciantes devem esperar mais que 24 horas para trabalhar o músculo dolorido novamente, pelo menos 48 horas, já que a dor pode ser mais intensa e impossibilitar o mesmo treino com apenas 24 horas de descanso.

Mais recentemente, estudos feitos com indivíduos que ainda sentiam alguma dor na região trabalhada dois dias anteriores demonstraram que os níveis de cortisol, o conhecido “hormônio do estresse” que interfere na hipertrofia, estavam baixos, e a testosterona em um nível mais elevado que o normal, ou seja, o corpo estava em um estado anabólico. Sendo assim, o processo anabólico (construção de massa muscular) estava ocorrendo com eficácia.

Podemos concluir que após 48 a 72 horas a pessoa pode treinar novamente o mesmo músculo mesmo sentido algum tipo de dor, pois isso não trará interferências nos resultados finais.

Bom treinamento a todos!

Atualizado em: 13/02/2019 na categoria: Dicas