» » O que é Exercício Aeróbico?

O que é Exercício Aeróbico?

Exercício aeróbico é aquele onde os músculos do corpo precisam de oxigênio para gerar energia durante a sua execução. É comum fazer exercícios aeróbicos para perder a barriga e a gordura em geral. Em relação aos exercícios anaeróbicos, são de menor intensidade e maior duração. Como exemplo temos a corrida, dança, natação, pular corda e aula de step. Eles são executados de forma rítmica, trabalhando vários grupos musculares ao mesmo tempo em sessões que podem durar até 1 hora seguida ou mais.

Durante os exercícios aeróbicos o coração bate mais forte para bombear mais sangue para os músculos, suprindo a demanda extra de oxigênio.

Exercícios aeróbicos trazem inúmeros benefícios e sua prática é recomendada a todos para manter um estilo de vida saudável, salvo exceções de pessoas com certas doenças que podem impedir ou limitar a prática, como as doenças cardíacas. Os benefícios de fazer exercícios aeróbicos incluem:

  • Abaixa os níveis de estresse e ansiedade;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Fortalece os sistemas cardiovascular e respiratório;
  • Diminuição do percentual de gordura corporal e, com isso, do risco de desenvolver colesterol alto, aterosclerose (entupimento das artérias por gordura) e infarto;
  • Mantém os níveis de colesterol em equilíbrio;
  • Diminui a osteoporose;
  • Regula a pressão sanguínea.

Porque o exercício aeróbico é bom para perder barriga e gordura corporal?

Durante o exercício aeróbico o organismo passa a utilizar mais a gordura do organismo para produzir energia do que a glicose presente nas células, e por isso que faz perder barriga e gordura no geral. No entanto, a perda maior se dá depois do exercício, e é bem mais intensa durante exercícios anaeróbicos.

Os exercícios aeróbicos consomem mais oxigênio das células para produzir energia, mas nesse caso o organismo dispõe de mais tempo para produzir essa energia do que nos exercícios anaeróbicos.

Leia mais:

A glicose presente nas células é transformada em ácido pirúvico durante o exercício aeróbico. O ácido pirúvico entra na mitocôndria (uma estrutura da célula) e produz uma enzima chamada Aacetil-coA.

Essa enzima reage com o oxigênio proveniente da respiração e então produz ATP (molécula que libera energia para o corpo) em uma proporção dezoito vezes maior do que nos exercícios anaeróbicos. No caso dos exercícios aeróbicos, como já foi dito, o organismo prefere preservar a glicose, já que é importante para manter funções vitais no cérebro, e utilizar mais gordura.

Exercícios aeróbicos para fazer em casa

Sim, é possível fazer exercícios aeróbicos sem sair de casa, mas recomenda-se, primeiro, uma avaliação geral para descartar qualquer condição que limite a execução ou proíba a pessoa totalmente de realizá-los. Você pode pular corda, fazer corrida parada, dançar, fazer uma aula de zumba ou qualquer outra aula de ginástica através de vídeos na internet!

Diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos

O exercício anaeróbico é de alta intensidade (requer mais força concentrada), curta duração, recruta grupos musculares específicos e utiliza uma forma de energia que não depende do uso de oxigênio. Exemplos de exercícios anaeróbicos são musculação, arremesso de peso, corrida de 100 metros rasos e saltos.

Atualizado em: 04/12/2018 na categoria: Perda de Peso