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Exercício de explosão e resistência

O exercício de explosão e resistência foi criado com o objetivo de melhorar o resultado e o desempenho dos exercícios, pois ajuda o praticante a perder ou ganhar massa mais rápido, isso de acordo com o esforço de cada um.

Para poder se trabalhar a explosão, você tem que treinar de uma forma mais acelerada, queimando assim, toda a energia praticamente de uma única vez. A maneira correta de se trabalhar esse tipo de exercício é quando você coloca uma carga maior diminuindo as repetições. Por exemplo, quando você corre e acelera os seus passos, porém diminui a distância percorrida. No caso do exercício de resistência, você tem que treinar por um tempo mais longo e gasta energia aos poucos.

Seguir as orientações de um profissional na academia é fundamental já que tem muitas pessoas que querem ganhar massa, porém não seguem as recomendações e ao invés de fazer as atividades com rapidez e poucas repetições fazem o contrário, ou seja, repetições longas com um tempo enorme de descanso.

De acordo com especialistas, um atleta pode intercalar entre um exercício de explosão e resistência, pois os dois são muito importantes para se perder peso e ganhar massa muscular.

Um exercício de explosão é feito em bem menos tempo sendo mais intenso que um de resistência, além do descanso ser menor. Nesse exercício, uma pessoa usa de 80% a 95% da sua força física, ou seja, na musculação ela vai usar pesos próximos da capacidade máxima que ela aguenta  Um atleta deve saber que, ao utilizar pesos além do limite do corpo, forçando-o, pode lesionar as fibras. O resultado é que as dores musculares que deveriam sumir logo após o treino, poderão persistir podendo até ser preciso procurar ajuda médica.

O resultado esperado para esse exercício é o ganho de massa muscular. Isso ocorre porque o treinamento é mais intenso fazendo com que as fibras sofram lesões mais profundas e quando se recuperam, elas voltam com força total, gerando o ganho de músculos.

Já um exercício de resistência é praticado em um período de tempo maior e com muito mais descansos. Nesse exercício é usada menos força e no caso de atividades como a musculação, uma pessoa usa de 50% a 80% de sua capacidade. A diferença está também entre as repetições e o número de séries, que é bem maior do que em um exercício de explosão.

Por isso que os cuidados devem ser maiores nesse caso, pois ao expor o seu corpo a uma duração mais longa de exercícios, você estará correndo um risco ainda maior e mais sério de causar danos às fibras. Então, ao primeiro sinal excessivo de fadiga, interrompa a atividade.

Esse tipo de exercício é ideal para a manutenção de seu condicionamento físico e para a perda de peso, como andar de bicicleta e de esteira, por exemplo.

Ao finalizar um exercício de explosão e resistência você deve se atentar ao tipo de dor que está sentindo e a duração, pois, por mais normal que seja sentir dor muscular após o treino, elas não devem durar. Caso você sinta uma dor constante, procure imediatamente um medico, pode ser que as fibras sofreram uma forte lesão e não conseguem se recuperar.

Atualizado em: 21/08/2018 na categoria: Treino de Musculação