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10 Dicas para Queimar Gordura – Alimentos e Exercícios Ideais!

Quer saber como queimar gordura mais rápido? Basta fazer alguns ajustes básicos na sua dieta e treino, escolhendo os alimentos e os exercícios que queimam gordura de maneira mais eficaz. Queimar a gordura abdominal – aquela gordura da barriga mais difícil de perder, também vai ficar muito mais fácil!

1. Não pule refeições

Você precisa comer várias vezes por dia, mas comer alimentos de verdade em pequenas porções que se ajustem à sua dieta e objetivos, e não fastfood 6 vezes ao dia!

O aumento no número de refeições durante o dia vai fazer com que o seu metabolismo acelere por 2 razões:

  • O seu corpo será forçado a aumentar o gasto de energia devido aos repetitivos processos da digestão que ele será submetido durante o dia;
  • Comer frequentemente é percebido pelo corpo como um sinal de abundância de energia e nutrientes.

O metabolismo fica acelerado pois o corpo não vê necessidade de acumular gordura devido às refeições frequentes ao longo do dia.

2. Consuma alimentos ricos em proteína em todas as refeições

Proteínas são essenciais para a reconstrução e manutenção do tecido muscular. A carência deste macronutriente em sua dieta pode levar à perda de massa muscular e não de gordura. É vital manter uma alta ingestão de proteínas em todas as refeições para evitar a perda de massa muscular durante o processo de perda de peso.

3. Consuma carboidratos de baixo índice glicêmico

Carboidratos de baixo índice glicêmico dão maior sensação de saciedade, pois são digeridos mais lentamente, e não provocam um pico de açúcar no sangue. Exemplos de alimentos como esses são aveia, batata doce e pão integral. Também invista nas fibras, pois também aumentam o efeito de saciedade!

Do lado contrário, evite totalmente os carboidratos de alto índice glicêmico. Eles são sempre os mais fáceis de digerir, aqueles que são convertidos em açúcar rapidamente e entram na corrente sanguínea. Se não são usados para fornecer energia, são estocados pelo corpo em forma de gordura. Como exemplos, temos os pães de trigo, cereais matinais de milho e tapioca.

4. Invista em um treino de alta intensidade

Nada de fazer treinos especiais para perda de gordura com pouca carga e milhões de repetições. Treine pesado e com alta intensidade. Um treino HIIT é um bom exemplo!

O que determina a intensidade do treino?

  • A quantidade de peso que você consegue erguer;
  • O número de repetições que você consegue fazer com esse peso;
  • O tempo que você descansa entre uma série e outra.

Faça todos os exercícios com o máximo de carga possível (sempre mantendo a boa forma no exercício), faça entre 8 a 10 repetições dando o mínimo tempo de descanso possível. (45 segundos).

Treinando desta maneira você irá aumentar o gasto de energia de forma drástica, aumentando também a velocidade do seu metabolismo durante o dia inteiro.

Estes exercícios vão te ajudar:

5. Faça aeróbicos

Exercícios aeróbicos também são indicados para acelerar o processo de queima de gordura, embora um treino de musculação com alta intensidade, como o HIIT, seja ainda mais eficaz. Com os aeróbicos, você vai queimar todo o seu estoque de glicogênio e em seguida usar a própria gordura como fonte de energia.

Confira em quais exercícios pode começar a investir:

6. Invista em suplementos para queimar gordura

Não estou falando dos aparelhos milagrosos para perder peso. Se você pensou que o Ab-Toner do Polishop funcionava, me desculpe. Estou me referindo aos suplementos para queimar gordura.

Faça uso de termogênicos que são vendidos em qualquer loja de suplementos e tome muito cuidado com produtos contendo cafeína e efedrina, estes são eficientes no aumento do metabolismo, mas podem ter efeitos colaterais desastrosos para algumas pessoas.

Suplementos com propriedades termogênicas ajudam a aumentar a temperatura do corpo. Para ocorrer este aumento de temperatura o corpo tem que queimar muito mais energia, ou seja, queima de calorias sem parar.

Utilize-os sempre antes da sessão de aeróbicos e também podem ser usados antes do treino com pesos.

7. Beba muita água

Beber pouca água faz com que o corpo acumule líquidos para manter todos os processos que requerem água funcionando durante os períodos que você se nega um copo de água. Nossos músculos são 75% de água, o nosso corpo também.

Beba muita água durante o dia, até 4 litros. Beba esta quantidade dividida no decorrer do dia, o excesso é sempre eliminado pela urina, então não adianta tomar tudo de uma vez.

8. Use cálcio

Pesquisas científicas provaram que uma alta ingestão de cálcio acelera a queima de gordura.

Pesquisadores conseguiram provar que uma suplementação com até 800 mg de cálcio por dia aumentou a queima de gordura em 15%/38% comparando-se com pessoas que tinham uma dieta pobre em cálcio e seguiam a mesma rotina.

Consulte o seu médico antes de utilizar.

9. Diminua o sódio

O sódio (sal), faz com que o seu corpo retenha líquidos, ou seja, se você adora comer salgadinhos, batatas fritas bem salgadas e qualquer outro alimento deste tipo, você vai forçar o seu corpo a reter mais líquidos, ganhando aquele aspecto de inchado em seu corpo. Fique atento a quantidade de sódio dos seus alimentos e mantenha uma ingestão menor que 2 g por dia.

10. Tenha uma boa noite de sono

Descansar é vital, independente do seu objetivo. Durante o sono o seu corpo libera um poderoso hormônio anabólico e, ao mesmo tempo, queimador de gordura, o Hormônio do Crescimento. Este só é liberado quando você entra em um estado de sono profundo – quanto mais tempo você estiver neste estado, mais hormônio o seu corpo secretará. Uma noite mal dormida arruinará este processo.


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Atualizado em: 30/01/2019 na categoria: Dicas, Perda de Peso

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